Clicky

 

Formação • 26/11/2018 - 16:11 •

Professora fala sobre a importância da gentileza na escola

Estudantes mostram, com atitudes, como se pode construir relacionamento de respeito a pessoas com deficiência

por
Foto:

Até que ponto a gentileza pode mudar o ambiente escolar? A professora Thara Welcy, da escola estadual Cornélio de Barros, no bairro da Marambaia, em Belém, destacou a importância de uma conduta gentil entre os estudantes para melhorar o relacionamento numa fase de formação tão importante para a construção do caráter. “Eu particularmente gosto de chegar na escola dando bom dia, perguntando como foi o dia, como foi o final de semana, então tento passar isso para os meus alunos”, falou a educadora. "Um elogio à gentileza" é o tema do Festival Osga de Vídeos Universitários da UNAMA - Universidade da Amazônia. O assunto está sendo discutido nas instituições de ensino superior de Belém e nas escolas de ensino médio.

A professora disse que a escola Cornélio de Barros é inclusiva e abre portas para alunos com surdez, deficientes físicos, autistas, entre outros. “Falo sempre: eu preciso de vocês. Me ajudem com eles. Eles precisam da nossa ajuda em pequenas coisas, como um aviso que eles não conseguiram entender ou uma atividade que eles não conseguiram fazer. A gente gera, nesse sentido, gentileza”, declarou Thara.

Segundo a professora, os alunos fizeram muitos atos para poder ajudar e integrar os colegas com algum tipo de deficiência, para facilitar e deixá-los mais à vontade no ambiente escolar. “Eles fizeram uma rampa para uma aluna cadeirante. Eles vieram e limparam, capinaram e fizeram a rampa. Temos uma aluna surda, os alunos  aprenderam libras para poder se comunicar com ela. Se sentem responsáveis por ela”, disse a professora.

Todos esses atos de gentileza têm tido resultados, tanto com os alunos, quanto com os pais, que gostam do ambiente proporcionado. “Fiquei muito feliz quando as famílias chegou e falaram que estavam preocupados, porque acharam que ela (a aluna com deficiência) não ia ser bem recebida, mas eu vejo que realmente que ela se integrou. Ela tem um ciclo de amizade”, concluiu Thara.

Texto: Breno Wesley. (Com apoio de Sayury Moraes).

Comentários