Clicky

 

Prazo • 20/11/2018 - 14:39 • Atualizado em: 26/11/2018 - 16:06

Festival de vídeos recebe inscrições até 26 de novembro

Veja como se inscrever no site do Osga 2018, premiação da UNAMA - Universidade da Amazônia para a produção audiovisual de universitários de todo o Brasil

por
Foto:

O que começou como uma brincadeira de sala de aula cresceu e ganhou alcance nacional. Esse é O Festival Osga de Vídeos Universitários, que este ano terá a sua 15ª edição. Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual dos estudantes universitários da região Norte, o festival é organizado pela UNAMA - Universidade da Amazônia e promove a exibição dos vídeos premiados no cinema mais antigo em funcionamento no Brasil, o Cine Olympia, em Belém. Um júri técnico escolhe os vencedores. As premiações em dinheiro somam R$ 10 mil, além de todos os participantes receberem certificados.

O Osga tem como tema, na edição deste ano, “Um elogio à gentileza”, escolhido pelos gestores do Grupo SER Educacional. “O tema gentileza veio a calhar com a situação que nós vivenciamos hoje, em que as pessoas estão cada vez mais individualistas, presas nos seus mundos e acabam esquecendo algumas regras básicas de civilidade. Gentileza é uma delas”, declarou o jornalista e professor Mário Camarão, do curso de Comunicação Social da UNAMA, que é um dos organizadores de evento. “A gente pretende despertar nos alunos uma reflexão, acima de tudo, e fica a mensagem do que hoje eu acho que todo mundo precisa: gentileza”, disse.

A história do Osga começou como uma brincadeira de alunos do curso de Publicidade e Propaganda. “O Osga surgiu há 15 anos, como uma atividade na sala de aula. Eles se mobilizaram para eleger os melhores trabalhos da turma de Publicidade e dessa brincadeira foi se profissionalizando até que um professor, Ricardo Harada, pegou e transformou isso em um concurso que se chamava, a princípio, Osga, porque eles brincavam com o termo oscar e osga relacionado a nossa lagartixa da Amazônia”, explicou.

O professor Camarão participa do evento desde que entrou na UNAMA, em 2006. "Desde que entrei no curso já observava como é que se fazia, como eram os lançamentos dos filmes, o envolvimento dos alunos e isso me chamava muito a atenção. Quando passei para a coordenação, acabei na organização do Osga, junto com outros professores. Hoje eu organizo e coordeno o Osga não só local, mas nacional", disse.

Desde o ano passado, o Festival Osga faz parte do circuito nacional de eventos desse gênero. "O Osga é um festival nacional. Ele ocorre em todos os Estados onde o grupo SER tem curso de Comunicação. Na verdade, não é aberto só para os cursos de comunicação, é aberto a todos os universitários matriculados numa IES (Instituição de Ensino Superior). Basta que ele esteja matriculado", declarou o professor Camarão

Segundo o professor, o Osga é um evento grande e que cresce a cada ano, recebendo cada vez mais vídeos. "Ano passado nós tivemos dois vencedores de duas categorias que foram do Rio Grande do Norte e Fortaleza. Isso mostra um envolvimento cada vez maior. É muito bom porque a gente vê o Osga crescendo, aprimorando a produção audiovisual dos alunos", comentou o professor.

Camarão disse o que espera do Osga deste ano. "Minha expectativa é que tenha maior número de inscritos do que nos anos anteriores, pelo fato de ser nacional e isso tem um peso grande porque em todas as IESs está sendo divulgado para que os alunos participem", afirmou.

O professor também aproveitou para falar sobre a segunda edição do Osga na Escola, que ocorre nas escolas de ensino médio. "A gente percorre as escolas levando oficinas de audiovisual, vídeo, texto e roteiro", explicou. Segundo Camarão, alunos de ensino médio também participam do Osga na Escola, inscrevendo vídeos. O vencedor pode ganhar até R$ 2 mil.

Além da premiação financeira, o Osga também ajuda na formação acadêmica dos alunos participantes. "Ele contribui a partir do pressuposto de que eles desenvolvem atividades e aptidões práticas do audiovisual. Não só na fotografia, filmagem e edição, passa pela moda, construção textual, design e figurino. Eles desenvolvem todas as etapas e todas as formas de poder participar do audiovisual. Isso acaba contribuindo para a formação do próprio aluno", detalhou o professor Camarão, além de falar que o Osga funciona como uma vitrine para o aluno. "Temos muitos alunos que saíram da instituição e foram trabalhar com audiovisual, abrir suas agências, trabalhar com cinema. É muito gratificante para nós", concluiu.

As inscrições para o Osga 2018 estão abertas até 26 de novembro.

Por Felipe Pinheiro.

Comentários