Clicky

 

EDITAL • 08/08/2017 - 19:58 • Atualizado em: 06/11/2018 - 01:37

O FESTIVAL e o EDITAL

por Eduardo Cavalcanti

O Festival Osga de Vídeos Universitários é um projeto da Universidade da Amazônia/ SER, que realiza este ano a sua 15a edição. O festival consiste hoje em uma semana de exibição dos filmes inscritos na competição e a premiação das obras escolhidas por um júri técnico. Contemplando seis categorias diferentes com prêmios em dinheiro, que somam 10 mil reais. O objetivo é incentivar a produção audiovisual entre os jovens universitários da Amazônia e do país. Desde o ano passado o Osga é nacional.

Os vídeos podem ser inscritos em seis categorias: curta de ficção, mini documentário, vídeo-arte, vídeo minuto, vídeo publicitário e a mais nova categoria,vídeo mobile. Os vencedores recebem premiação em dinheiro, e todos os participantes recebem certificados. As produções de ficção concorrem ainda a troféus em 11 categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição, Melhor Direção, Melhor produção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Figurino, Melhor Campanha de Divulgação, Melhor Cartaz e Melhor Fotografia.

Podem participar todos os alunos devidamente matriculados em cursos de graduação de qualquer área do ensino superior, contanto que estudem em instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo MEC. Os filmes devem ser totalmente produzidos pelos estudantes, sem auxílio ou contratação de profissionais do mercado que não sejam universitários.

Todas as produções inscritas são exibidas durante uma semana na mostra que acontece no Cine Olympia, em Belém, que é também hoje o cinema mais antigo em funcionamento do Brasil. O Festival Osga já faz parte da programação cultural da cidade e passa, agora, a fazer parte do circuito nacional de eventos desse gênero.

Todos os prêmios, com exceção do troféu de Campanha de Divulgação, são selecionados pelo corpo de jurados composto por profissionais da área do audiovisual, que não têm relação nenhuma com a Universidade da Amazônia e nem com o Grupo SER Educacional.

Confira o Edital deste ano:

 

 

 

Comentários